Páginas

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Cutículas: removê-las ou não?

Olá minha lindas, como vão?
Hoje vim pra falar de um assunto muito sério, da saúde de nossas unhas, mais especificamente das cutículas.
Bom a maioria das pessoas que eu conheço tem o hábito de remover as cutículas, eu por exemplo até retiro um pouco do excesso mais confesso que não gosto muito, pois as vezes a manicure tira além da conta.
Semana passada, conversando com uma amiga, ela me disse que quando era pequena ia na casa de uma tia que tirava tanto que sangrava de escorrer... que horror!
Ela me disse que tinha até trauma e que por isso não tirava mais as suas...
Como faz um pouco mais de um ano que parei de roer unha ... é gente não me orgulho disso, mas o importante é que agora não faço mais isso... Fui pesquisar para saber mais sobre o assunto.
Encontrei uma matéria publicada na página da uol e separei alguns trechos pra vocês...


Tirar ou não as cutículas? Eis a questão, com prós e contras médicos e estéticos elucidados


Hábito comum no Brasil, tirar a cutícula pode comprometer a saúde e a estética da mulher. Isso porque a cutícula tem importante função de proteger a unha da entrada de microrganismos e produtos químicos. Removê-la completamente pode causar infecções e até distrofias -distorção no formato da unha.

Algumas manicures acreditam que tirar a cutícula dá um acabamento mais bonito na hora de passar o esmalte. Nem todas, porém, concordam com esta análise que tem muito embasamento numa cultura local: na Europa e nos Estados Unidos, mulheres de elegância indiscutível se recusam a tirar a cutícula das unhas. Musa da Chanel nos anos 80 e ícone de estilo e beleza na França, Inès de la Fressange é apenas um destes muitos exemplos.

Se o apreço pelos alicates varia de acordo com a nacionalidade da cliente, o perigo da transmissão das hepatites B e C - doenças graves -  atravessa todas as fronteiras. "Existe a chance. Então, o melhor é prevenir do que ter que remediar depois", afirma Paulo Olzon, infectologista e chefe da disciplina de clínica médica da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). "Há manicures e manicures. E não há fiscalização [nos salões de beleza] como em consultórios dentários e outras situações em que são utilizados instrumentos cirúrgicos. Por isso, o melhor é ter o seu próprio alicate. Sempre.", alerta.

Pesquisa reveladora

Enfermeira do hospital Emílio Ribas, de São Paulo, Andréia Schunk fez uma pesquisa com cem manicures para sua tese de doutorado. Constatou que apenas 5% utilizavam luvas descartáveis, nenhuma lavava as mãos, 93% não realizavam a limpeza prévia dos instrumentos e apenas 7% utilizavam materiais descartáveis. Foi verificado baixo nível de conhecimento sobre as vias de transmissão, prevenção e risco em relação a agentes infecciosos. Uma manicure ou pedicure de cada 10 participantes apresentou marcadores sorológicos de Hepatite B e C, sendo 8% da B (muito acima da estimativa população de São Paulo) e 2% da C (dentro da amostragem paulista).


Unhas bonitas e com cutícula
Hidratar, hidratar e hidratar. Esta é a principal dica para quem pretende parar de remover as cutículas. Existem no mercado produtos específicos, como canetas hidratantes, ceras e cremes redutores de cutícula, que com o tempo fazem a pele ficar cada vez mais fina e fácil de ser empurrada. E quanto mais o alicate é usado, mais rápido e espessa ela cresce. A dermatologista Carla Vidal dá a dica : durante o banho, empurrar levemente a pele, além de manter as mãos, unhas e cutículas sempre hidratadas.

Depois de pesquisar sobre o assunto decidi que o melhor mesmo é hidratar bem as cutículas e não removê-las para não infecionar e causar problemas mais graves.
E vocês o que acham?
Por hoje é só, até mais!
Bjinhos
=*
e não esqueçam de comentar!!!


13 comentários:

  1. Ótimo post, parabéns!

    Nunca tiro a cutícula, pois trabalho na área da Saúde, e realmente não é recomendado.
    Só hidrato e com o tempo as cutículas vão ficando tão fininhas, que quase não percebemos :)

    beijos

    KEILA (colaboradora do blog)

    http://noostillo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ameiii!!!

    Olha aminha dica da semana, comenta se gostar! http://www.2fstyle.blogspot.com.br/2012/04/dica-cabelo-facil-pratico-e-lindo-para.html

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Amei o post,seu blog é um encanto.
    www.girlsvaidosa.blogspot.com.br
    Faz uma visitinha se gostar segue...bjo bjo bjo!!

    ResponderExcluir
  4. Tambem estou nessa luta para não tirar cuticulas mais, e ta dando certo :)
    beijinhos
    http://embuscadamakeperfeita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. É muito difícil deu tirar a cutícula,eu acho feio sabe quem tira demais :s


    Sorteio de um layout!

    ResponderExcluir
  6. Eu costumo tirar bem pouco, pois sempre que tiro tenho problemas :(
    bj


    http://realmofgirls.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu so ´pinto as unhas...kkkkkkkk eu msma...e as vzs...por exemplo faz umas semana q tow sem usar esmaltes kkkk...nao gosto de ir a salao,nem de manicure...eu sou otalmente impaciente com essas coisas...faz anos q nao frequento um salao kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sou eu tb q pinto as minhas agora, só o pé q nao tem condição...
      ate meu cabelo andei eu msm cortando...kkkkk

      Excluir
  8. Passei a vida inteira tirando cutícula, e com aquela mania de "bem fundinha". Uma ou duas vezes por semana até, dependendo de quantas vezes trocava o esmalte. Tudo isso fez com que ela engrossasse mais e mais. Então, em janeiro desse ano, decidi não tirar mais. Segui as dicas das blogueiras de esmalte, empurrar sempre, cerinha da granado, bepantol (maravilhoso)... o primeiro mês foi horrível, pele por todo canto, por mais que eu hidratasse e desse um jeitinho, o esmalte sempre parecia mal passado e as unhas, sujas. É muito difícil. Mas passado esse primeiro mês, as cutículas já estavam uniformes, e começaram até a diminuir. Foi a melhor decisão que tomei. Agora estão lindas! E nem acho mais bonito, cutícula tirada. O tempo que eu gastava fazendo unhas foi reduzido drasticamente. Posso trocar de esmalte quantas vezes eu quiser (e eu troco muito). E claro, a saúde agradece, então recomendo muito!
    Beijos!
    Caroline
    http://aiiimeussais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Q legal, sabia decisão
      To fazendo isso há uns dois meses e graças a Deus as minhas são bem fininhas...
      Obrigada por compartilhar sua experiencia...
      Bjinhos
      =*

      Excluir
  9. Então Maria, tbm não gosto de tirá-las mto não, ainda mais pq as minhas são bem fininhas... Tiro no máximo de 15 em 15 dias, mas bem por cima mesmo.

    Confira as novidades do blog Uma ou Outra, te espero lá:
    Uma ou Outra Blog | Fanpage | Twitter | Youtube

    ResponderExcluir
  10. Ainda não estou com idade de tirar =/, mais dizem que é bom só empurra-las =]
    ótimo post.
    Obg pela visita, voltte sempre ;]]

    www.mundoo-cute.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Eu sempre tiro, não consigo ficar com elas, não.

    Hoje o Fashion Jacket fala sobre as peças mullet. Você sabe o que são? Confira e não esqueça de deixar a sua opinião: http://migre.me/97Mn2
    Beijos

    Nathália - Fashion Jacket
    http://fashionjacket.blogspot.com.br

    FacebookTwitterTumblr

    ResponderExcluir